Dica: Ar-condicionado e/ou ventilador


  1. Desperdício do frio: fechar portas e janelas durante o uso do equipamento.
  2. Aquecimento efeito estufa: se houver entrada de luz direta dos raios solares pelas janelas, (sinônimo de geração térmica no ambiente interno), também fechar as cortinas.
  3. Conforto térmico: o corpo humano é muito sensível. O ambiente refrigerado não precisa estar gelado. Se estiver de 3 a 5 graus abaixo da temperatura externa, haverá uma forte sensação de bem estar.
  4. Ajuste de temperatura do equipamento: consequentemente, não deixe o condicionador trabalhar na posição "frio máximo".
  5. Isolamento térmico: caso o usuário utilize o seu equipamento constantemente, a melhor sugestão para a economia é a de forrar paredes e teto com camada de isolante (pode ser isopor de 20 a 30 mm). Talvez seja feio, mas durante os próximos dois a três anos, com previsão de falta de energia, esta é uma forma eficiente de cooperar com o aflitivo (e instrutivo também) momento nacional.
  6. O uso do ventilador
    1. Substitua ou complemente, sempre que possível, o condicionador por um ventilador.
    2. Apesar de não reduzir a temperatura ambiental, a brisa dá ao corpo uma forte sensação de bem estar devido à aceleração da evaporação do suor que o corpo gera permanentemente na superfície da pele.
    3. O uso do ventilador permite manter portas e janelas abertas, propiciando um ambiente mais saudável.
    4. O ventilador, além de ser muito mais barato do que o condicionador, consome algo como 5% ou menos da energia consumida pelo condicionador.
    5. Se a situação estiver no limite, trabalhar com uma combinação de condicionador e ventilador, deixando, porém, a temperatura do condicionador mais elevada (entre 28º e 30º C), consumindo assim bem menos energia.
  7. Operação sem presença do usuário: ao sair sempre desligar o condicionador e/ou ventilador.
  8. Manutenção: verificar se o radiador externo do condicionador está limpo, facilitando as obrigatórias trocas térmicas. Aproveitar o momento e limpar os filtros de ar seguindo as sugestões do fabricante.
  9. Difusão do calor gerado no radiador externo: nunca deixe o radiador externo do condicionador em ambiente fechado. Ele ficará aquecido e o consumo de energia subirá muito.

Admin Web

Área Concessão

LIGAÇÕES Gratuitas

SAC

- Serviço de Atendimento ao Consumidor

0800 284 9909

Deficiente Auditivo

0800 079 9090

Sulgipe apoiando o combate aos mosquitos